A ideia foi analisada, o modelo foi formatado e a veia empreendedora está mais aguçada do que nunca. Mas acredite: existem outros detalhes muito importantes na hora de abrir negócio próprio.
Por mais que um empreendimento possa ser a garantia de satisfação, fazer o que gosta e se livrar da dependência de um emprego chato, de um chefe intransigente e do salário-mínimo, é preciso muita dedicação e, especialmente, uma gestão eficiente para que os resultados apareçam no longo prazo. E tudo isso começa antes mesmo de abrir as portas!
Afinal, você não quer que a sua empresa seja mais uma a engrossar o, já alto, índice de fechamentos no primeiro ano de vida, certo? No post de hoje vamos trazer os primeiros passos na hora de abrir um negócio próprio. Boa leitura!
Esse é o primeiro e mais importante passo. Não é possível que um negócio sobreviva num ambiente que não encontre mercado. Quem são os clientes? Como eles se comportam? Já compram em algum estabelecimento que será o seu futuro concorrente? Existe mercado para todos que já estão estabelecidos além da nova empresa que está surgindo?
Essas e outras perguntas são respondidas na pesquisa de mercado que deve ser feita assim que surgir a ideia de negócio.
Os principais pontos a se considerar numa pesquisa de mercado são o cliente, a concorrência e a qualidade que o mercado exige. Com isso, você será capaz de entender os anseios do mercado e, mesmo que a concorrência seja grande, é possível encontrar diferenciais competitivos e estratégias não utilizadas por quem já atua na área.
Em última análise, essa etapa identifica a viabilidade do negócio. Será que é autossustentável e terá lucros?
A pesquisa de mercado dá um norte ao empreendimento sobre a possibilidade de se estabelecer, mas é o plano de negócios que estrutura essas informações. Chegou a hora de iniciar o investimento em gestão para que cada etapa fique clara e não deixe margem para mais insegurança, pois, de incertezas já bastam aquelas inerentes ao empreendedorismo.
Para isso é preciso entender os principais pontos de um plano de negócios, tais como:
Atividade principal: é preciso ter claro qual é a atividade-fim do negócio, comércio, prestação de serviços ou indústria, mas sobretudo, o que será oferecido ao cliente final, independentemente do setor de atuação.
Atividade secundária: é possível agregar valor com outra atividade no mesmo espaço? Imagine uma livraria que oferece serviços de fotocópia e impressão e terá uma atividade secundária como referência.
Público-alvo: cada atividade está enquadrada dentro de um nicho de mercado e, nesse contexto, aspectos como sexo, profissão, crenças e classe social devem ser estudados para buscar um melhor entendimento sobre as pessoas interessadas no que a sua empresa oferece. É fundamental definir quem são essas pessoas para direcionar as campanhas de marketing, o atendimento e demais estratégias.
Parcerias com fornecedores e prestadores de serviços: uma empresa não é uma ilha e em alguns momentos, terá que se tornar cliente de outras empresas, normalmente, fornecedores e prestadores de serviços. É importante firmar parcerias e listar essas empresas no plano de negócios para evitar surpresas. Já pensou o valor ser bem mais alto do que o projetado ou não conseguir um produto ou serviço no mercado?
Parcerias estratégicas: é sempre bom trabalhar no sistema ganha-ganha. Empresas não concorrentes podem indicar os produtos e serviços da sua empresa e vice-versa.
Valor da proposta: o que será oferecido para o cliente e para o mercado? A clareza sobre esse ponto é fundamental para ter retorno e estruturar as demais etapas.
Receitas e custos: nenhuma empresa sobrevive sem receita — e todas têm custos. Isso não é nenhum segredo! No entanto, é preciso saber quais os custos fixos, ter uma projeção de custos variáveis e de onde virá a receita para cobrir esses custos e obter lucros.
Nós já citamos a pesquisa de mercado, o plano de negócios e os nichos de mercado, certo? O próximo passo é avaliar o ponto comercial do seu futuro empreendimento. A localização da empresa deve ser estratégica, a fim de atender esse público da melhor forma. Considere a facilidade de acesso, a distância, a circulação de possíveis clientes e a concorrência.
Nem sempre um ponto livre de concorrência é o melhor, a não ser que a pesquisa de mercado deixe claro isso, mas, normalmente, um ponto comercial próximo de concorrentes, ajuda a atrair a clientela para aquela localização. Assim, basta investir em diferenciais para conquistar uma parcela daquele mercado.
Depois de tudo estruturado e de investimentos já realizados, ainda é preciso calcular o capital de giro para a sequência do negócio. O mais importante é entender que, apesar de possível, é muito difícil que se tenha algum lucro nos primeiros meses. Isso aumenta a importância do capital de giro para iniciar o negócio.
O capital de giro é todo o valor necessário para financiar o negócio em funcionamento. Serve para adquirir equipamentos, aumentar o estoque e sanar despesas ordinárias inerentes a natureza do empreendimento.
O ideal é fazer uma projeção dos custos fixos e variáveis de 3 meses e acrescer 50% para encontrar um valor seguro.
A qualificação é essencial em qualquer área de atuação. Assim, é importante manter uma equipe qualificada para que a empresa seja capaz de fornecer o que promete. Essa troca entre equipe qualificada e cliente satisfeito torna-se uma via de satisfação e a motivação é constante.
Todos devem saber atender e ter boa comunicação, mas é preciso que alguém saiba realizar uma gestão eficiente, tenha habilidades para resolver problemas e saiba negociar. Pode ser até a mesma pessoa, mas é fundamental que a sua empresa conte com esses talentos.
Dessa forma, com todas essas etapas definidas, equipe treinada e gestão estruturada, chegou a hora de legalizar a empresa e, na prática, realizar o sonho de abrir negócio próprio. Com essas dicas você será capaz de aumentar a confiança sobre todos os aspectos e aumentará as chances de sucesso. Se optar por uma franquia, todas essas etapas serão ajustadas junto a franqueadora e você contará com consultorias para se destacar no mercado.
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