Realizar uma boa gestão de negócios não é tarefa fácil. Afinal, são inúmeras as variáveis que podem afetar o funcionamento de uma empresa. Por isso, o gestor deve estar sempre atento às questões internas e externas do seu negócio para cuidar de tudo com foco e equilíbrio.
Nesse sentido, é importante conhecer algumas das principais ferramentas da administração e saber como aplicá-las no dia a dia. Assim, será possível ter uma empresa enxuta e lucrativa, uma equipe motivada e clientes fiéis e satisfeitos ao produto ou serviço que você oferece.
Pensando em ajudá-lo, criamos este post. Continue lendo e veja alguns dos principais desafios na gestão de negócios, além das ferramentas e dicas que podem ser usadas para superá-los. Boa leitura!
Um dos principais desafios para qualquer empreendedor é manter seu negócio enxuto — ou melhor, com uma estrutura de custos pequena. Quando isso é feito, a empresa se torna mais lucrativa e saudável, podendo realizar novos investimentos.
Para isso, é necessário cortar custos que não afetem a qualidade daquilo que a empresa oferece ou a sua competitividade no mercado. Assim, você pode adotar um modelo de banco de horas, negociar preços com os fornecedores, controlar melhor o fluxo de caixa, ou colocar em prática outras ações semelhantes.
Uma técnica importante é dividir seus custos em estratégicos e não estratégicos. O primeiro é aquele que gera novos negócios e aumenta os lucros da empresa — como os custos com a prospecção de clientes.
O segundo, no entanto, é aquele que não gera negócios de forma direta ou clara, mas é necessário para o funcionamento da companhia. Invista mais no primeiro e corte ao máximo o segundo. Assim você conseguirá ter uma empresa enxuta e, ao mesmo tempo, competitiva no mercado.
Ao acompanhar seus concorrentes é possível aprender com eles e implementar melhorias de forma contínua em sua empresa. Em um mercado cada vez mais volátil, como o de hoje, essas coisas podem definir o sucesso ou o fracasso de um negócio.
Para monitorar os concorrentes é possível utilizar o benchmarking. Essa é uma estratégia de marketing que busca coletar, estruturar e analisar informações dos concorrentes para fortalecer sua empresa e torná-la mais bem-sucedida.
Veja alguns passos para criar uma boa estratégia de benchmarking:
defina os concorrentes que deseja monitorar, entre um e três;
estabeleça o que será monitorado (mix de produtos, linhas de crédito, preços praticados, formas de publicidade, etc);
busque os dados que serão usados na análise (eles podem ser obtidos por meio de pesquisas pela internet, telefone, jornais, revistas, visitas de clientes ocultos, etc);
compare as informações com o que é praticado em sua empresa;
faça as devidas modificações e implemente as melhorias desejadas;
Caso deseje informações relacionadas ao website do seu concorrente, por exemplo, como o número de visitantes ou o tempo médio de permanência dos usuários, uma ótima ferramenta é o site norte-americano SimilarWeb.
Uma empresa bem posicionada no mercado consegue atrair mais clientes e destacar-se de todas as outras. No entanto, essa é uma tarefa cada vez mais difícil, pois o mercado está saturado de concorrentes e os clientes estão cada dia mais exigentes.
Qualquer empreendedor que queira diferenciar a própria empresa deve apostar na gestão de branding e criar uma marca robusta e relevante. Para isso, ele deverá criar uma boa estratégia de marketing, definir seu público-alvo e encontrar os melhores canais de comunicação.
Outra possibilidade é apostar no modelo de negócios em franquia. Elas crescem cada vez mais e já possuem uma marca consolidada, bem como uma boa estratégia de atuação do mercado. Não é à toa que as franquias possuem a menor taxa de mortalidade: ela chega a 26% no primeiro ano para alguns setores e nas franquias fica em torno de 3%.
A gestão estratégica de pessoas tem como objetivo alinhar e engajar os funcionários na busca pelos resultados. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil de realizar — afinal, pessoas possuem necessidades complexas e são difíceis de satisfazer.
Por isso, é necessário ter uma boa gestão de RH. Para isso, invista na comunicação interna, aprimore o relacionamento com os líderes do trabalho, recompense as pessoas pelos resultados alcançados e crie um bom plano de carreira.
Outra dica importante é criar metas objetivas. Para isso você deve usar o padrão SMART, o qual destaca cinco principais características para uma meta. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
Empresas que investem na qualidade de vida dos seus funcionários são até 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Então, não deixe de investir nisso!
Todos os dias os empresários precisam superar vários problemas. Além disso, é necessário encontrar a causa do problema e eliminá-la. Se isso não for feito, o problema voltará a aparecer e a prejudicar o negócio.
Uma ferramenta bastante usada para isso é o diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe. Seu objetivo é encontrar as principais causas para os problemas de uma empresa, por mais complexas ou devastadoras que sejam.
O diagrama baseia-se em seis principais causas. São elas: material, mão de obra, método, máquina, meio ambiente e medidas. Depois de definir as causas, é hora de buscar as subcausas e assim por diante, até chegar à raiz do problema.
A técnica foi criada em 1943 e ainda é bastante utilizada. É possível utilizar o diagrama em reuniões de brainstorming com a equipe de trabalho, o que contribuirá para tornar todo o processo mais inovador.
Clientes satisfeitos são mais fiéis e costumam agir como promotores, falando bem da marca para seus amigos e familiares. Por isso, é importante monitorar o nível de contentamento dos clientes com a empresa.
Para fazer esse cálculo um dos indicadores de desempenho mais utilizados é o NPS (Net Promoter Score). A pesquisa de NPS é feita com base em uma única pergunta: “de zero a dez, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo ou familiar?”.
Com as respostas obtidas é possível classificar os clientes como detratores (notas de 0 a 6), neutros (notas de 7 a 8) e promotores (notas de 9 a 10). Essa mesma pesquisa é feita por algumas das maiores empresas do mundo, como a Disney e a Apple.
Uma pesquisa realizada pela Microsoft apontou que os profissionais gastam cerca de 17 horas semanais com atividades improdutivas. Esse número afeta diretamente o desempenho e a lucratividade de qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte.
Para mudar isso é importante criar uma cultura de alto desempenho dentro da companhia. Mostre para os seus colaboradores que qualquer tarefa pode ser feita em algumas horas ou — se for algo realmente complexo — em algumas semanas de trabalho duro.
Ao levar em consideração todos esses tópicos e buscar implementar as dicas e ferramentas em sua empresa, certamente você terá um negócio mais atraente, saudável e lucrativo.
Agora que está por dentro do assunto e sabe como fazer uma boa gestão de negócios, aproveite para multiplicar esse conhecimento. Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!