Como escolher a franquia certa para investir? Qual é o melhor segmento? O que esperar do franqueador? Esses e outros questionamentos podem ser facilmente solucionados com a implementação de uma análise de mercado.
Como sabemos, em comparação com as empresas tradicionais, as franquias apresentam a menor taxa de mortalidade. No entanto, esse critério não deve ser o único a ser observado na hora de adotar a cultura de uma marca já reconhecida. Afinal, sempre existe uma possibilidade de o negócio não dar certo.
Outra coisa: nem todos os franqueadores disponibilizam o suporte adequado para os seus parceiros. Definir um contrato pelo preço pode não ser a alternativa mais adequada.
Então, o que deve ser considerado? Para ajudá-lo nessa nova empreitada, listamos alguns pontos que merecem atenção. Continue a leitura e descubra como elaborar um checklist eficiente!
Trata-se de um processo que envolve a obtenção de informações acerca de determinado assunto. Ou seja, é a coleta de dados responsável por dar suporte ao desenvolvimento da empresa. A falta dela pode gerar inúmeros prejuízos.
Se você pensa em investir no segmento de franquias ou qualquer outra atividade, esse é o procedimento recomendado. A pesquisa engloba um levantamento de conteúdos sobre a marca, campo de atuação, retorno financeiro, público-alvo, experiência do cliente, concorrência, suporte, satisfação dos fraqueados, entre outros temas.
Normalmente, quem investe nesse ramo sabe que o franqueador disponibiliza certa estrutura em termos de plano de negócio, visibilidade, treinamento etc. Isso já é meio caminho andado para o investidor que não quer perder muito tempo na construção de um planejamento estratégico.
Porém, mesmo com toda essa base, é importante implementar uma análise de mercado, porque, a depender do porte e segmentação do negócio, pode ocorrer de a atividade não ser adequada para determinada localidade, por exemplo.
Essa investigação é capaz de conduzir os passos do empreendedor, já que ela auxilia, inclusive, na projeção de crescimento. Dessa forma, todos os esforços são otimizados em prol daquilo que realmente importa para os resultados do empreendimento.
A análise de mercado envolve um processo criterioso de coleta de dados, mas você pode usar mecanismos simples para conduzir a sua pesquisa.
Isso inclui conversa com pessoas mais experientes, consulta de informações pela internet, visita em unidades da franquia, entre várias outras formas de se chegar ao denominador comum.
É uma estratégia valiosa no mundo dos negócios, porque tem a função de ajustar o foco do empreendedor. Muitos acabam deixando esse recurso de lado por, simplesmente, ignorar a multidisciplinaridade do método.
Com isso, queremos dizer que ele é útil, inclusive, para pesquisar o ramo de franquias, pois, por meio desse instrumento de gestão, podemos fazer comparações diversas — como práticas empresariais, produtos, serviços, marcas etc. — e obter respostas relevantes para o desenvolvimento empresarial.
Com o benchmarking, por exemplo, você tem a oportunidade de explorar, sobretudo, os fatores externos, como concorrência, mercado, entre outros. Já a COF traz assuntos detalhados sobre a marca e isso amplia a capacidade de análise.
Em linhas gerais, esse é um documento fundamental para qualquer candidato a franqueado porque nele estão as condições necessárias para o negócio.
Além disso, as normas devem atender às exigências contidas na Lei 8.955. Portanto, não assine nenhum contrato se o franqueador deixar a desejar nesse quesito, pois essa é a sua garantia legal. Na COF você encontra assuntos como:
O primeiro passo é avaliar o modelo do negócio e avaliar se ele se encaixa com o seu perfil de empreendedor. Não adianta apostar em uma atividade só porque você ouviu alguém dizer que ela é lucrativa. A empatia pela proposta deve existir desde o início.
Nesse sentido, a análise de mercado nos ajuda a estreitar o funil, porque é impossível abraçarmos todas as ideias interessantes. Outra coisa que pesa é o investimento — não pode ultrapassar o orçamento proposto.
Você também deve colocar na balança os parâmetros de dedicação, pois, em alguns casos, exige-se atenção exclusiva. Além disso, é importante considerar o fator da regionalidade, visto que, dependendo da localidade, algumas marcas simplesmente não resistem.
Por esse motivo, tente focar no segmento mais adequado para o seu perfil e defina a categoria com base nesses critérios. Por exemplo, se o interesse é pelo ramo de alimentação, considere opções de negócio que estejam ligadas a este segmento, como franquias que trabalham com doces, salgados, fast food, entre outros.
Depois de realizar comparações e analisar o material interno da marca, é hora de trocar ideias com ex-franqueados, franqueados e especialistas, pois eles sempre têm um parecer relevante sobre os benefícios e as dificuldades de um negócio formatado.
Além do mais, não há referências melhores para apontar os pormenores vivenciados no dia a dia operacional. Devemos ter em mente que a teoria indica o caminho, porém, alguns procedimentos só são conhecidos e aperfeiçoados a partir da prática.
Independentemente do negócio, a análise de mercado deve ser prioridade, pois ela é a bússola daqueles que anseiam por direção. Certamente, o segmento de franquias oferece inúmeras vantagens, mas ainda assim é importante agir com cautela, já que o risco de prejuízos também existe.
Conseguiu perceber o quanto é possível extrair de uma avaliação como essa e como ela pode colocá-lo em uma posição privilegiada? Então aproveite e compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também se mantenham bem-informados.