Como anda o mercado de food service e que motivos teria um empreendedor ou investidor para explorar esse segmento?
As perspectivas são atraentes para quem prestar atenção às tendências e souber manter um plano de negócios sempre atualizado. Então, se você tem veia empreendedora e sonha em investir em seu próprio negócio, o mercado de alimentação fora de casa pode ser uma boa ideia.
Para dar apoio à sua decisão, abordaremos 6 bons motivos que justificam seu investimento em food service. Continue lendo nosso post!
Os levantamentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostram que o mercado de food service tem mostrado crescimento significativo nos últimos anos.
Em 2016, a produção de alimentos foi um dos setores que apresentou crescimento, enquanto a crise atingia vários outros segmentos da indústria.
É sabido que, quando o orçamento das famílias entra no vermelho em tempos de crise, as pessoas tratam de cortar os consumos supérfluos. Logicamente, não é possível cortar a alimentação. No máximo, haverá mudanças de hábitos e adaptações no dia a dia, para manter as contas equilibradas.
As demandas constantes da vida moderna fizeram com que o tempo se tornasse nosso bem mais precioso. As pessoas buscam alternativas para poupar tempo durante a jornada de trabalho, e assim os restaurantes e lanchonetes se apresentam como uma boa opção para quem vive na correria e não pode ir comer em casa.
Para quem trabalha fora, o horário de almoço tem sido gradativamente reduzido e a tendência é de diminuir mais ainda. A reforma trabalhista proposta pelo governo prevê a adoção de intervalos de 30 minutos para almoço, o que pode significar mais aquecimento para o mercado de food service.
A expansão dos shoppings, observada tanto nas grandes cidades quanto no interior do país, abre novas oportunidades para empreendedores e investidores interessados no mercado de food service.
Tanto os consumidores que vão às lojas do shopping quanto os frequentadores dos cinemas engrossam o público que procura as praças de alimentação. Mesmo nos fins de semana, fora dos horários de abertura das lojas, esses locais apresentam grande movimento.
Do mesmo modo, o crescimento do turismo aumenta o fluxo de viajantes em estações de metrô, rodoviárias e aeroportos, abrindo caminho para a instalação de novos locais de alimentação para atender pessoas em trânsito.
O mercado de food service pode oferecer, além da conveniência e da economia de tempo, mais duas vantagens para os consumidores: qualidade e variedade.
Qualquer profissional da área médica, não importa a especialidade, sempre vai recomendar uma alimentação variada para quem se preocupa com a saúde. O governo também investe em campanhas de incentivo, como parte da estratégia de prevenção de doenças. Mais pessoas saudáveis, menos procura nos centros de saúde.
No entanto, na rotina corrida do dia a dia, muita gente tem horário de almoço apertado e mal tem tempo de preparar um sanduíche, muito menos uma refeição balanceada e variada.
Por isso, as pessoas buscam a variedade fora de casa, o que faz com que o mercado invista mais e mais em oferta de qualidade.
Considere a ampla variedade de público com diferentes demandas, que possibilita ao empresário ou investidor escolher entre muitos nichos e crescer em várias vertentes.
Abaixo, vamos citar alguns exemplos de consumidores nesse mercado:
as pessoas que trabalham e que contam só com um curto intervalo para almoço e então buscam qualidade e rapidez no atendimento;
as famílias com filhos que optaram por cortar os custos de uma cozinheira fixa, preferindo almoçar fora de casa, e que procuram pratos para agradar ao paladar das crianças também;
o pessoal da terceira idade que, cada vez mais, tem visto o almoço fora de casa como uma oportunidade de socialização;
os que preferem a comodidade de receber produtos em casa, e procuram empresas que ofereçam serviços de delivery;
as pessoas com restrições de dieta, como os diabéticos, intolerantes à lactose ou alérgicos a glúten, que precisam de um cardápio variado e sob medida para suas necessidades;
os vegetarianos e veganos, que querem opções saborosas para substituir os produtos de origem animal;
os apreciadores de produtos feitos “em casa”, que provocaram um aumento expressivo de artigos como cervejas, chocolates e sorvetes artesanais, por exemplo;
os consumidores com maior consciência ecológica, que preferem produtos frescos e orgânicos e que também apreciam estabelecimentos que se preocupam com a sustentabilidade e evitam desperdícios;
o público mais exigente, apreciador da alta gastronomia que procura produtos gourmet.
Um dos motivos que tornam o investimento no mercado de food service mais vantajoso é a oferta de franquias de marcas já consolidadas. Optando por uma franquia, o empreendedor ou investidor pode eliminar várias etapas da formação de uma nova empresa e, assim, já entrar no negócio com ótimas perspectivas de sucesso.
Veja alguns pontos positivos do investimento em uma franquia:
sua empresa já começa com um nome prestigiado e bem conhecido no mercado;
você se beneficia da larga experiência profissional que o franqueador oferece;
como franqueado, você recebe consultoria e assessoria total do franqueador, desde a escolha do ponto até as estratégias de marketing, planejamento, gestão, etc;
à sua disposição, você terá bons profissionais, como arquitetos, decoradores e fornecedores de equipamentos, já testados e aprovados pelo franqueador;
sua obra será acompanhada pela equipe do franqueador, para evitar erros de execução no projeto;
havendo necessidade, você contará com suporte também no recrutamento e na seleção de pessoal;
a assessoria ao franqueado, bem como avaliações periódicas, continuarão por toda a duração do contrato de franquia.
O mercado de food service apresenta expansão mesmo em tempos de crise, além de possibilitar diversificação e inovações para atender ao gosto de um público bastante variado. Além disso, a opção por uma franquia de marcas consolidadas no mercado é mais um fator positivo para o sucesso de seu investimento.
Temos muito mais a informar sobre empreendedorismo, franquias e o mercado de food service. Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!